Ato político de 15 de agosto, dia do Rio Juruena | 2022
15 de agosto, é dia do Rio Juruena!
Uma data criada para celebrar a potência desse rio, que abriga em todo o seu curso dezenas de ilhas, praias, corredeiras e saltos que são sagrados para os diferentes povos indígenas, que habitam esta região desde os tempos imemoriais. São comunidades que têm suas histórias de vida cruzadas com a vida de centenas de famílias de agricultores, pescadores, extrativistas e comerciantes que chegaram com a colonização e passaram a ser também moradores destas terras.
“O Juruena ainda hoje é um ilustre desconhecido da maior parte dos brasileiros. No passado, este rio foi uma das principais rotas entre as Capitanias de São Paulo e do Grão-Pará, elo entre as regiões Centro-Oeste e Norte do país. Fora justamente a agitação de suas águas e a fama belicosa dos povos que o habitam, que mantiveram esta região livre da presença ostensiva das frentes colonizadoras até o século XVIII.” (Trecho do Livro – Paisagens Ancestrais do Juruena)
Atualmente o Juruena, segue sendo caminho de muitos e é um bem fundamental para o abastecimento de água e alimento das comunidades, pescadores e demais usuários. Este rio e seus afluentes nutrem uma grande diversidade de vidas, como os peixes, que são fontes de proteínas importantes na alimentação diária desses povos e são abundantes na região. Além de possuir pontos de rara beleza e cenários paradisíacos que movimentam os moradores das cidades, comunidades e turistas, atraindo a visitação para contemplação, prática de esportes e lazer em suas água
15 de agosto é uma data que celebra a vida deste rio e seus afluentes, a abundância existente e resistente nesta região. Uma data que marca a importância cotidiana dessas águas e a luta em defesa dos direitos coletivos das populações e dos rios como sujeitos, para que possam seguir livre seu curso e continuar coexistindo com sua gente!
Vida longa ao Rio Juruena!