Neste domingo (10), durante o 11º Festival Juruena Vivo, aconteceu o lançamento do primeiro edital da Rede Juruena Vivo, “Fortalecendo Elos da Rede”, que vai apoiar organizações e coletivos para executarem projetos que promovam a governança, a gestão territorial, a cultura e a segurança alimentar. O edital traz uma novidade: a possibilidade de envio da proposta no formato escrito ou oral, por meio de vídeo.
“Esse é um momento muito importante para todos nós da Rede Juruena. É nosso primeiro edital, mas a gente espera captar mais recursos para que possamos apoiar diretamente as nossas bases, como a gente sempre se propôs”, disse a secretária-executiva da Rede, Marta Tipuici. Este ano, a promoção do fundo de pequenos projetos da Rede Juruena Vivo está sendo fruto da parceria da OPAN com Porticus.
Com mais de 10 anos de atuação, a Rede Juruena Vivo reúne 32 entidades que representam povos indígenas, agricultores familiares, pesquisadores, organizações e movimentos sociais com atuação na bacia do rio Juruena (MT).
Ao todo, o edital vai disponibilizar R$100 mil divididos em quatro projetos de até R$25 mil cada para execução das atividades e posterior prestação de contas no prazo de até seis meses. As inscrições podem ser feitas até 15 de janeiro de 2025, no e-mail editaljuruenavivo@amazonianativa.org.br.
Quem pode participar?
Podem enviar propostas organizações e coletivos que pertencem à Rede Juruena Vivo e que estejam aptas a acessar, executar e prestar contas de recursos. Cada organização pode apresentar apenas um projeto.
Para coletivos ou organizações sem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), será necessário indicar uma organização parceira que será responsável pela prestação de contas do projeto, em conjunto com o coletivo ou organização.
Estrutura de apoio e orientação do edital
Para facilitar a participação e fortalecer a gestão dos projetos, o edital oferecerá apoio técnico e pedagógico para as organizações e coletivos em todas as etapas do processo.
A primeira ação é um evento online para tirar dúvidas sobre o edital, que será realizado no dia 4 de dezembro de 2024 às 15h (hora de Mato Grosso). Para participar é necessário fazer a inscrição, que estará aberta de 13 de novembro a 28 de novembro. Os interessados precisam se inscrever enviando um e-mail para editaljuruenavivo@amazonianativa.org.br.
Formato escrito ou oral
Para se inscreverem as organizações precisam enviar a proposta do projeto, orçamento detalhado, o estatuto da organização, a última ata de eleição vigente e o cartão de CNPJ.
Neste edital, a proposta pode ser apresentada em formulário escrito ou em vídeo de até 10 minutos em formato MP4. O vídeo deve seguir o mesmo roteiro do formulário escrito, abordando o projeto de forma clara e objetiva.
O edital completo está disponível aqui!