Resistência Munduruku – As Vozes da Bacia do Tapajós

Originalmente no youtube do ICV – A coletânea de entrevistas “O povo Munduruku, na Bacia do Tapajós”, revela um esforço de resistência e de luta em defesa dos direitos dos povos indígenas e ribeirinhos para a conservação dos rios e seus afluentes, como de seus modos de vida e subsistência. Criaram o protocolo de consulta prévia Munduruku para que o governo estabeleça a escuta, um direito legal que têm, no processo de planejamento de empreendimentos hidrelétricos, entre outros. Ocupam os espaços democráticos e se manifestam.
Neste vídeo, as entrevistas de Alessandra Munduruku, guerreira do Médio Tapajós e de Cândido Munduruku, liderança da região do Teles Pires e Marcelo Munduruku, da região do Juruena expressam os objetivos e argumentos dessa luta que envolve outras etnias, ribeirinhos e pescadores.
Fotos, Roteiro, reportagem e edição: Sucena Shkrada Resk
(Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida – ICV)
Localidades das entrevistas: Juara – MT (durante Festival Juruena Vivo 2016) e Brasília – DF (durante Seminário Hidrelétricas na Amazônia: conflitos socioambientais e caminhos alternativos 2016).
Rede Juruena Vivo Somos uma rede composta por indígenas, agricultores familiares, pesquisadores, entidades da sociedade civil, movimentos sociais urbanos e rurais, entre outros que atuam na bacia do rio Juruena (MT).