A Rede Juruena Vivo criou em 2018 os Núcleos Olhos d´Água, grupos de comunicação popular para serem as vozes do Juruena. Ao longo de dois anos, jovens indígenas, agricultores, estudantes e integrantes de organizações e coletivos participaram de três oficinas de comunicação: redes sociais, jornalismo e audiovisual.
A metodologia utilizada resgatou a ideia “faça você mesmo”, presente nos movimentos midiativistas antiglobalização e deu origem a Cartilha de Comunicação Popular disponível para download. Cada módulo da formação aconteceu em três dias e deu origem a um produto.
As oficinas de mídias sociais resultaram em campanhas para a Rede Juruena Vivo, como a #RioJuruenaLivreDeAgrotóxico e a #JuruenaVivo. Já as de jornalismo deram origem ao Juruena em Foco, jornal com a uma tiragem de 1500 exemplares distribuído em toda a bacia do Juruena (1ª ed, 2ªed, 3ª ed, 4ª ed).
Nas oficinas de audiovisual foram produzidos vídeos, que podem ser conferidos no canal da Rede Juruena no Youtube, como o V Festival Juruena Vivo e A Reconquista da Japuíra.