10º FJV | 2023

Com o tema “Conectando territórios e somando lutas para o bem viver”, a décima edição do Festival Juruena Vivo ocorreu entre os dias 04 e 08 de novembro, na aldeia Nova Munduruku, localizada na Terra Indígena (TI) Apiaká-Kayabi, em Juara/MT.

Esta edição especial celebrou os 10 anos de fortalecimento, união e luta pelo bem na bacia do Juruena. Além de ser um espaço de celebração e reflexão, o Festival Juruena Vivo destacou a importância da resistência e da solidariedade entre os povos indígenas e comunidades na luta contra as ameaças aos seus territórios e à biodiversidade da região.

1º Encontro de Juventudes da Bacia do Juruena

O 1° encontro das Juventudes da bacia do Juruena foi uma das atividades realizadas durante o 10 Festival Juruena Vivo, em paralelo ao 2° encontro da pesca.

“A juventude e as mulheres da Bacia do Juruena entendem que a participação nesse espaço é importante para a formação de lideranças futuras, inspiradas pelas lideranças, comunicadores, artistas e cineastas indígenas. Reivindicam o apoio para a garantia plena da educação em todos os níveis, até a graduação e pós-graduação. Com toda a rede, acreditam que a comunicação feita nas bases é instrumento para a proteção dos territórios e divulgação das culturas que são ricas na bacia do Juruena, sendo um potente instrumento de luta dentro do movimento”.

– Trecho da carta-manifesto da 10ª edição do FJV | 2023

2° Encontro da Pesca

– Piani Kayabi

“Isso é muito triste para mim que sou jovem. Os peixes morrendo, o clima mudando. E não é só nos rios. Onde se planta não está nascendo mais, onde nasce está morrendo”

Feira de Artesanatos

Ato Político em Defesa do Rio Arinos Vivo e Livre

Carta-manifesto da 10ª edição do Festival Juruena Vivo